Páginas



 A estante dos policiais/ thrillers/ criminais anda há muito sossegada e chegou a hora de mexer nela.
Como o último livro que gostei bastante foi de um autor nórdico, achei melhor apostar noutro da mesma origem.
Por isso, ando a ler este "Quando o ódio matar" da Carina Bergfeldt, publicado cá em Portugal pela Planeta.


 Quando tenho alguma tarefa mais monótona e que não precisa de muitos neurónios (como a limpeza da casa ou passar a ferro) tenho andado acompanhada com este audiolivro "20th Century Ghosts" do Joe Hill, o mesmo autor de "Cornos".


E para suavizar estas duas leituras, algo completamente diferente e bem humorado. Nada mais que "Viva o Alaska!" de Bill Waterson, publicado em 1997 pela Gradiva.





 
 
 
 
Tradução:
 
"A leitura é o único meio pelo qual podemos deslizar, involuntariamente, muitas vezes de forma impotente, na pele do outro, na voz de outro, na alma do outro."

Joyce Carol Oates

Aproveitando uma maratona do Goodreads li os dois livros já publicados cá em Portugal da série Escola Noturna ou no original Night School.

Ambos os livros foram publicados pela editora Alfaguara e espero sinceramente que continuem a publicar esta série.

https://www.goodreads.com/book/show/16225106-a-escola-nocturna  https://www.goodreads.com/book/show/18039249-a-escola-nocturna---o-legado


Esta série já conta com 4 livros publicados e um 5º a ser publicado em 2015.

No primeiro livro acompanhamos uma adolescente revoltada na sua ânsia de provocar e de conquistar a sua liberdade. E como pretende ela fazer isto? Simples. Numa noite Allie, juntamente com dois amigos, dirigem-se à escola e começam a grafitar insultos ao diretor. Resultado? É apanhada em flagrante e os seus pais têm de a libertar da alçada da polícia.

Como este não foi o primeiro ato criminoso de Allie e como os seus pais  já esgotaram todas as suas opções, a solução final é a de transferirem-na para um colégio interno no centro rural de Inglaterra.
Mas há um problema. Porque é que ninguém ouviu falar neste colégio? Porquê tanto secretismo?

Este primeiro livro além de ser uma introdução da vida de Allie é também um constante desvendar de segredos sobre a escola e o que esta esconde, sobre o que aconteceu verdadeiramente ao irmão mais velho de Allie que um dia desapareceu sem deixar qualquer rasto, o que é afinal a "escola noturna" e porque é que só alguns alunos estão inscritos, e principalmente porque é que Allie se sente tão insegura neste colégio.

Todas estes segredos são revelados de forma gradual e sempre que pensamos que as surpresas acabaram, lá vem mais uma.

O livro está extremamente bem escrito, sempre com um suspense que nos impede de pousar o livro, e apesar de haver um trio amoroso este foi muito bem introduzido e não é o foco da história. O que para mim é uma grande mais valia.
 
Dei-lhe 4 estrelas em 5. 
 

 

Quanto ao segundo livro, e porque gostei tanto do primeiro, comecei a lê-lo com as expetativas lá no topo.
 
A autora continua a ser uma excelente escritora. A maneira como ela conta as coisas mais simples mas sem perder aquela aura de suspense é algo que poucas sabem fazer.
 
Agora Allie já sabe qual o segredo de Cimmeria, o colégio onde está, e também já descobriu algo que envolve o passado da sua família que afinal não é tão "normal" assim, mas o preço a pagar foi demasiado elevado.
 
Depois dos acontecimentos trágicos que tiveram lugar no Verão em Cimmeria, Allie que agora está em Londres, é salva de uma perseguição e tentativa de rapto logo nas primeiras páginas. Aliás, é assim que o livro começa.
 
Com toda a gente alerta, Allie é levada quase de imediato de volta para Cimmeria onde ajuda a limpar todos os vestígios do que se passou, antes que os novos alunos cheguem.
 
Assim se inicia o novo ano letivo, com novos amigos e inimigos.
Desta vez Allie é confrontada com as verdadeiras faces de algumas pessoas a quem é mais chegada, o que a vai levar a mais um confronto físico e emocional. Esta última batalha deixa ainda mais marcas em Allie, mas também a deixa ainda mais forte.
 
Embora o trio amoroso tenha tido mais reviravoltas do que eu gostaria e apesar de me ter enervado algumas vezes com Allie, no fim entendi porque é que ela optou por fazer o que fez.
 
No final, já só rezamos para ter o 3º livro da série nas mãos.
 
Se a Alfaguara não se despachar acho que vou ler no original mesmo. Mas preferia ler em português
 
Preciso de saber o que vai acontecer a seguir, principalmente com Christopher, o irmão mais velho de Allie.
 
A este segundo volume dei 4 estrelas em 5.


Ambos os livros foram publicados com bastante cuidado, quer ao nível do design, quer ao nível da tradução e revisão.
Recomendo a adolescentes, jovens adultos e adultos.



Tradução:

Os livros são como almas aprisionadas até que alguém tira-os de uma prateleira e os liberta.
Samuel Butler
 
Anda uma pessoa muito contida nos gastos em livros e depois é isto que acontece :/
 
Ora vamos lá só passear e beber um cafezinho e olhar as vistas no miradouro que é bonito.
 
E depois...
 
Pimba!
 
Lá venho eu com mais 4 livros novos da Feira do Livro do Porto.
 
O espaço é muito, mas mesmo muito bonito.
 
O evento é de louvar e apoiar pois o que se passou no ano passado e neste ano foi uma vergonha.
 
Mas há ainda muitos pormenores a acertar. Por exemplo vi muitas mães com os carrinhos de bebés que nem conseguiam ver os livros quanto mais chegarem-se às bancadas. Agora imaginem uma pessoa que tenha dificuldades motoras :(
 
E sinceramente estava à espera de mais editoras presentes.
 
Mas já diz a minha mãezita - "Só faz falta quem cá está."
 
Assim, vim super contente com 2 livros da sempre fabulosa Saída de Emergência, um de um alfarrabista muito simpático e o outro foi da Quidnovi, uma editora que também tem um excelente catálogo.
 




 
 
E vamos lá a contas.
 
  • O "Marketá Lazarová" do autor Vladislav Vancura, publicado pela Quidnovi captivou-me logo pela capa. Mal li a sinopse disse logo - "Este vai." E ainda por cima quando vi o preço - 2€ - não pude mesmo deixá-lo lá!
  • A "Metafísica dos Tubos" comprei-o porque houve uma altura na minha vida que fiquei obcecada com esta autora. Depois fiz a asneira de emprestar os meus livros dela e como castigo fiquei sem eles - preço: 1€
  • O "As mentiras de Locke Lamora" estava muito curiosa por o experimentar porque tenho visto muitos youtubers estrangeiros a elogiarem-no. E como estava na secção dos 8€ também o trouxe.
  • O "Luz e sombras" da Anne Bishop é o 2º de uma trilogia do qual já tenho os outros volumes e andava à séculos a ver se arranjava este em segunda mão. Mas não o conseguia arranjar a um preço decente. Foi desta. - 8€
 
Vá! Até não me portei assim tão mal.
E aconselho a visitarem este espaço lindíssimo.
Que saudades tinha!
 A primeira vez que fui a uma Feira do Livro de grandes dimensões foi no Porto, precisamente no Palácio de Cristal.
 
Quando eu me vi com tantos livros em meu redor... perdi a minha sanidade mental.
 
Até hoje ando a ver se a encontro.
 
Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger