Páginas



Penso que foi numa promoção pouco antes do Natal de 2013 que a FNAC teve esta edição de colecionador já com o livro e o filme em DVD incluído, por cerca 15€.

Como nessa altura havia um grande burburinho pelas bloggers internacionais que eu sigo, sobre este livro, eu resolvi comprar a edição portuguesa e experimentar. Ainda mais porque na altura tinha um vale de desconto pelo que tudo ficou-me por 5€.

 
 

Quando chegou cá a casa e comecei a esfolhear o livro, lembro-me que torci um pouco o nariz a pensar que se calhar não ia gostar assim tanto dele.
Tantas imagens e tão pouco texto?
Mas veio-se a ver que este livro conquistou-me pela sua originalidade.
 
Com quase tantas páginas dedicadas a desenhos do autor e/ou fotografias antigas quanto páginas com texto, este livro não se lê da forma a que eu estava habituada.
Acho mesmo que este livro é um híbrido entre um livro "normal" e um filme.
 
 
Embora já tenha este conjunto maravilhoso em casa há alguns meses, só no início deste mês é que peguei no livro para o ler.
 
Apesar do livro ser enorme li-o numa tarde. E não é que seja uma leitora rápida. Nem pensar!
 
Com a história dividida em 2 partes, vamos acompanhando o valente e teimoso Hugo Cabret na sua luta pela sobrevivência após um trágico acontecimento. Além disso Hugo está convencido que o robot que tem a forma de um humano - um autómato (ver vídeo a seguir) - e ao qual faltam peças, tem uma mensagem secreta para si que o salvará e dará um objetivo à sua vida.

 

Na segunda parte Hugo tenta lidar com o que descobriu e como recompensar as pessoas que afetou na sua busca pelo passado.
 
 

Por saber que muitos dos elementos que o autor incluiu nesta história como o autómato, o realizador de filmes Georges Méliès, um acidente de comboio na estação de comboios de Paris são todos reais e não inventados, cativou-me ainda mais.
 
A história em si é bastante simples e acessível a leitores mais novos.
A caracterização das personagens e dos locais está extraordinariamente bem conseguida e para isso contribuiu imenso o facto de parte da história chegar ao leitor não pela escrita, mas sim por imagens.
 
Não posso deixar de recomendar este livro a TODA a gente que goste de ler e que goste de cinema.
 
As Edições Gailivro estão de parabéns pelo cuidado que tiveram nesta publicação e por respeitarem a integridade desta obra de arte.
 
Dei 4 estrelas em 5.
 
 
Quanto à minha edição esta veio numa caixa de colecionador lindíssima, com 5 postais, o livro e um marcador de livro com efeitos holográficos




Embora o livro venha com a capa do filme, vem também com a capa original que eu adoro!!!



 A estante dos policiais/ thrillers/ criminais anda há muito sossegada e chegou a hora de mexer nela.
Como o último livro que gostei bastante foi de um autor nórdico, achei melhor apostar noutro da mesma origem.
Por isso, ando a ler este "Quando o ódio matar" da Carina Bergfeldt, publicado cá em Portugal pela Planeta.


 Quando tenho alguma tarefa mais monótona e que não precisa de muitos neurónios (como a limpeza da casa ou passar a ferro) tenho andado acompanhada com este audiolivro "20th Century Ghosts" do Joe Hill, o mesmo autor de "Cornos".


E para suavizar estas duas leituras, algo completamente diferente e bem humorado. Nada mais que "Viva o Alaska!" de Bill Waterson, publicado em 1997 pela Gradiva.





 
 
 
 
Tradução:
 
"A leitura é o único meio pelo qual podemos deslizar, involuntariamente, muitas vezes de forma impotente, na pele do outro, na voz de outro, na alma do outro."

Joyce Carol Oates

Aproveitando uma maratona do Goodreads li os dois livros já publicados cá em Portugal da série Escola Noturna ou no original Night School.

Ambos os livros foram publicados pela editora Alfaguara e espero sinceramente que continuem a publicar esta série.

https://www.goodreads.com/book/show/16225106-a-escola-nocturna  https://www.goodreads.com/book/show/18039249-a-escola-nocturna---o-legado


Esta série já conta com 4 livros publicados e um 5º a ser publicado em 2015.

No primeiro livro acompanhamos uma adolescente revoltada na sua ânsia de provocar e de conquistar a sua liberdade. E como pretende ela fazer isto? Simples. Numa noite Allie, juntamente com dois amigos, dirigem-se à escola e começam a grafitar insultos ao diretor. Resultado? É apanhada em flagrante e os seus pais têm de a libertar da alçada da polícia.

Como este não foi o primeiro ato criminoso de Allie e como os seus pais  já esgotaram todas as suas opções, a solução final é a de transferirem-na para um colégio interno no centro rural de Inglaterra.
Mas há um problema. Porque é que ninguém ouviu falar neste colégio? Porquê tanto secretismo?

Este primeiro livro além de ser uma introdução da vida de Allie é também um constante desvendar de segredos sobre a escola e o que esta esconde, sobre o que aconteceu verdadeiramente ao irmão mais velho de Allie que um dia desapareceu sem deixar qualquer rasto, o que é afinal a "escola noturna" e porque é que só alguns alunos estão inscritos, e principalmente porque é que Allie se sente tão insegura neste colégio.

Todas estes segredos são revelados de forma gradual e sempre que pensamos que as surpresas acabaram, lá vem mais uma.

O livro está extremamente bem escrito, sempre com um suspense que nos impede de pousar o livro, e apesar de haver um trio amoroso este foi muito bem introduzido e não é o foco da história. O que para mim é uma grande mais valia.
 
Dei-lhe 4 estrelas em 5. 
 

 

Quanto ao segundo livro, e porque gostei tanto do primeiro, comecei a lê-lo com as expetativas lá no topo.
 
A autora continua a ser uma excelente escritora. A maneira como ela conta as coisas mais simples mas sem perder aquela aura de suspense é algo que poucas sabem fazer.
 
Agora Allie já sabe qual o segredo de Cimmeria, o colégio onde está, e também já descobriu algo que envolve o passado da sua família que afinal não é tão "normal" assim, mas o preço a pagar foi demasiado elevado.
 
Depois dos acontecimentos trágicos que tiveram lugar no Verão em Cimmeria, Allie que agora está em Londres, é salva de uma perseguição e tentativa de rapto logo nas primeiras páginas. Aliás, é assim que o livro começa.
 
Com toda a gente alerta, Allie é levada quase de imediato de volta para Cimmeria onde ajuda a limpar todos os vestígios do que se passou, antes que os novos alunos cheguem.
 
Assim se inicia o novo ano letivo, com novos amigos e inimigos.
Desta vez Allie é confrontada com as verdadeiras faces de algumas pessoas a quem é mais chegada, o que a vai levar a mais um confronto físico e emocional. Esta última batalha deixa ainda mais marcas em Allie, mas também a deixa ainda mais forte.
 
Embora o trio amoroso tenha tido mais reviravoltas do que eu gostaria e apesar de me ter enervado algumas vezes com Allie, no fim entendi porque é que ela optou por fazer o que fez.
 
No final, já só rezamos para ter o 3º livro da série nas mãos.
 
Se a Alfaguara não se despachar acho que vou ler no original mesmo. Mas preferia ler em português
 
Preciso de saber o que vai acontecer a seguir, principalmente com Christopher, o irmão mais velho de Allie.
 
A este segundo volume dei 4 estrelas em 5.


Ambos os livros foram publicados com bastante cuidado, quer ao nível do design, quer ao nível da tradução e revisão.
Recomendo a adolescentes, jovens adultos e adultos.



Tradução:

Os livros são como almas aprisionadas até que alguém tira-os de uma prateleira e os liberta.
Samuel Butler
Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger