Páginas

 
 
A relação entre os autores e as drogas não é nada de novo.
São inúmeros, alguns extremamente conhecidos e reconhecidos, que admitiram o seu uso.
 
Eu mesma surpreendi-me com alguns. Nunca se sabe. Não é?
 
 
 
 
Charles Baudelaire - Baudelaire era um membro de um Clube de Haxixe, que existiu entre 1844 e 1849.
Foi mesmo dos primeiros defensores do seu uso, em dias em que a lei não interveio.
Chegou mesmo ao ponto de escrever louvores ao uso de Haxixe e, posteriormente, do ópio, designando-o como "conveniente" e "útil".
 
 
Stephen King - Stephen King é um dos mais famosos autores de obras de horror.
Desde 1967 até ao presente dia escreveu mais de 50 romances (o que dá uma média de mais de um por ano por 46 anos consecutivos).
Mas foi entre 1979 e 1987 que King concretizou um verdadeiro sprint da escrita, quando enviou um total de 22 romances para a editora. O que fez a diferença? É difícil dizer, mas poderia ter sido toda a cocaína que consumiu.No seu livro de memórias In Writing King fala sobre o quão viciado realmente ficou. E não apenas com a cocaína.
Não muito tempo depois de terminar de escrever Tommyknockers em 1986, a sua esposa fez uma intervenção, derramando uma lata de lixo na frente dele no chão. Continha "latas de cerveja, pontas de cigarro, cocaína em garrafas e em sacos plásticos, colheres de cocaína cobertas de ranho e sangue, Valium, Xanax, garrafas de Robitussin (xarope para a tosse) e NyQuil, até mesmo garrafas de elixir bucal." Confessou mesmo que não se lembra de escrever Cujo.Diante de um ultimato de sua esposa ("ou corrigir, ou sair"), Stephen King foi para a reabilitação. Sóbrio desde o final dos anos 80 ainda publica e encanta os seus fãs.
 
 
Aldous Huxley- autor do clássico Admirável Mundo Novo, narrou as suas experiências com alucinogénios num livro chamado As Portas da Perceção. Aliás, o nome do grupo de rock The Doors foi inspirado nesse mesmo livro.
 
 
Philip K. Dick- Se houvesse um prémio para o escritor mais esquizofrenicamente delirante na história,  ele teria sido um dos principais candidatos.  A sua droga de eleição foi a anfetamina e seus primos.
Desde o início da sua carreira de escritor, tornou-se num ícone da contracultura dos anos 60 e 70 e finalmente transformou a sua casa numa espécie de comuna para viciados em drogas.
A maioria dos seus livros centra-se em torno de uma incapacidade de distinguir a realidade da psicose. Por um breve período, ele acreditava que estava possuído pelo espírito do profeta Elias.
Em 1971, a casa de Dick foi arrombada por um ladrão, e ele passou os próximos 11 anos, girando à volta de teorias da conspiração sobre quem estava por trás disto, alternando entre a polícia secreta, a CIA, e grupos políticos marginais. Eventualmente, ele decidiu que deve ter sido um ladrão. Mesmo assim acreditava que ele invadiu a sua casa depois de ter sofrido uma lavagem cerebral por parte do governo.Em 1982, com a idade de 54, Dick sofreu dois ataques consecutivos que o deixaram em morte cerebral. Morreu no hospital cinco dias depois.
Os seus romances, desde então, tornaram-se na fonte de material para quase 20 filmes, incluindo Minority Report, O Vingador do Futuro, e Blade Runner.
 
 
 
Robert Louis Stevenson- Numa das suas crises sob o efeito de drogas, escreveu de forma desenfreada todas as 60 000 palavras de O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde em meros seis dias.
É difícil negar as semelhanças entre as personagens centrais e o próprio Stevenson, tornando este conto pelo menos um pouco autobiográfico.
 
 
 
Jack Kerouac- Este autor escreveu sobre viagens rodoviárias através do país, movido a drogas em On the Road ou Na Estrada.
 
 
 
Norman Mailer- Brilhante romancista mas um machista desequilibrado, fez certamente a sua marca na história dos Estados Unidos.
Bem conhecido pelo seu alcoolismo chegou a extremos inadmissíveis.
Apesar de ganhar dois prémios Pulitzer e receber da crítica uma aclamação, foi sem dúvida mais famoso pela sua vida pessoal do que pela sua escrita.
Além das drogas e do álcool, foi a sua natureza violenta que realmente chamou a atenção. Mailer foi preso várias vezes, deu um soco colega escritor Gore Vidal na cara, e esfaqueou pelo menos uma de suas esposas (teve seis).

Sem comentários

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger