Páginas

Sinopse:
Veneza, 1498. Por toda a cidade ouvem-se boatos acerca de um livro antigo que contém o segredo para um poder inimaginável. com receitas para fabricar ouro, para alcançar a imortalidade e para o amor eterno. Mas enquanto os que querem obter o livro farão tudo para o conseguir, aqueles que sabem onde está darão a vida para evitar que o encontrem.
Luciano, um órfão que sobrevive nas ruas à custa de pequenos furtos, é levado pelo cozinheiro do doge da cidade para trabalhar como aprendiz. Ali, nas cozinhas do palácio do homem mais poderoso de Veneza, é iniciado num mundo rico e aromático, de ingredientes sedutores e de segredos.
Com o tempo, Luciano vai percebendo que as plantas estranhas e a caixa de especiarias do seu mestre são algo mais do que aparentam ser, e que naquelas cozinhas as panelas não fervilham apenas com água…
Quando testemunha um homicídio nas salas do palácio, o jovem embarca numa jornada perigosa para tentar saber a verdade, e aquilo que descobre vai marcá-lo para sempre.
Num mundo de intrigas, conspirações e violência, ninguém é aquilo que parece, e em breve Luciano apercebe-se de que não poderá confiar em nada nem em ninguém.



A minha opinião:
Apesar da capa doce e rosa, o conteúdo é logo de início um choque. A crueldade e frieza reservada aos mais pobres e humildes, incluindo pequenas crianças orfãs, é de estremecer. O que estas crianças têem de suportar e fazer para sobreviver é desumano.
É mesmo de uma dessas crianças, um rapaz, que este livro nos conta.
Luciano nasceu com uma marca escura na face o que é tido como um sinal de mau agoiro. No entanto, para um homem com segredos e algo a espiar é um sinal de que deve proteger e educar este pobre órfão.
Luciano é então admitido na cozinha do doge como aprendiz, mas o que ele vai aprender naquela cozinha é que a crueldade do mundo, fora das luxuriantes portas do palácio, em nada se compara com o que ele vê através desta cozinha. Os crimes e os planos maquiavélicos criados ali, vão levar Luciano a uma espiral de acontecimentos trágicos.
Um livro m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o que nos faz apaixonar pelos sabores e cheiros mais vulgares. Esta é uma leitura simplesmente apaixonante que recomendo.
9/10
Lido a 21 de Setembro de 2010

10 comentários

B. disse...

Olá Sandra!

De facto a capa é linda! Mas se o contéudo é assim tão duro, acho que vou adiar esta leitura por mais algum tempo...

bjinhs

Célia disse...

Deixaste-me muito curiosa! Parece ser uma boa sugestão ;)

NLivros disse...

Um livro que, segundo a tua opinião, me despertou a atenção.

Vai para a minha extensa lista.

;D

Sandra Dias disse...

Olá B.
O que eu quis dizer foi que apesar da capa tão cor-de-rosa, o seu conteúdo é muito realista.
Dá-lhe uma oportunidade e verás que vais gostar ;)
Bjinhos


Olá Canochinha
Pessoalmente gostei imenso deste livro e concordei com muitas das ideias que estão nele. Depois de o leres vais ver o que eu estou a dizer ;)
Bjinhos

Obrigada às duas pela visita!

Sandra Dias disse...

Olá Iceman
Acho que todos nós sofremos desse mal... A longa, longa, longa lista dos "livros que eu gostaria de ler".
É uma autêntica desgraça ;)
Bjinhos

flicka disse...

Uma opinião excelente que me suscitou curiosidade! Mas, se dizes que é assim tão chocante, não será para já. Só quando eu tiver estado de espirito para isto. Logo se vê. Ainda vou aguardar mais opiniões da blogsfera. ;-)
Um enorme beijinho!!

Sandra Dias disse...

Olá Flicka,
Não digo que não tenha momentos tristes, mas este livro tem uma riqueza tão grande conteúdo que compensa tudo.
Lê-o, vais ver que vais gostar.
Bjinhos

Lígia disse...

Ena,
Estava muito curiosa por ler a tua opinião e agora deixaste-me interessada, muito mais interessada do que já estava ;)
Beijinho e boa semana!

Aline T.K.M. disse...

Fiquei bastante interessada neste livro, com certeza entrará na minha lista de próximas leituras.

Ah, estou te seguindo e te linkei no meu blog:
http://escrevendoloucamente.blogspot.com

Se quiser retribuir o link, ficarei imensamente feliz!

Beijos!

Guerreiro disse...

Fiquei bastante interessado em relação a este livro, graças à tua magnifica opinião! É portanto mais um livro a ser acrescentado à minha, já LONGA e AFLITIVA, wishlist!
Voltarei ao teu blog! :)
Bom fim de semana e boas leituras!

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger