Durante o mês de Janeiro consegui ler 11 livros.
Destes 5 são BD's e 2 são audiolivros.
Vamos começar pelas BD's.
"O Domínio dos Deuses" (Asterix #17) de René Goscinny, Albert Uderzo
Já há mais de 15 anos que não pegava num livro do Astérix. E a sensação de comicidade que me lembro de sentir não voltou com esta leitura.
Achei a história simples demais.
Há momentos na história que poderiam ter sido aproveitados para inserir alguma moral ou conselho aos pequenos seres humanos que leem estes livros, mas nada... Fiquei insatisfeita. Foi giro, mas não passou disso. Dei 2 em 5
"Maus" (Volume 1 e 2) de Art Spiegelman
Estas edições da Difel são exímias. Sei que no ano passado a Bertrand voltou a editar esta BD num único volume, mas para ser sincera não posso opinar sobre essa edição pois não a tenho nem a vi ao vivo e a cores, ainda.
Quanto a esta edição o primeiro volume é uma introdução de uma história de vida aterradora e nos inicia de uma forma suave e muito bem arquitetada para o choque que foi o 2º volume. Meu Deus! Aquele 2º livro partiu-me o coração.
Desconhecia por completo que a libertação de Auschwitz não foi libertação nenhuma. Foi antes o início do fim para milhares de pessoas que foram obrigadas a caminhar para a sua morte.
Depois de tudo o que aquelas pessoas passaram não podiam deixá-las no acampamento? Tinham mesmo de as tentar exterminar até ao último momento? E aquela cena do comboio. Não tenho palavras. Não tenho mesmo.
Antes de ter lido estes livros admito que tinha uma ideia preconcebida e negativa sobre a mesma. Só o fato de o autor ter retratado os judeus como ratos deixou-me muito incómoda. Mas quando li algures que se tratava da história de sobrevivência dos seus pais pensei que o autor não iria denegrir os próprios pais, certo? E após ter lido uma opinião positiva deste livro resolvi arriscar.
Nunca se deve julgar um livro pela sua capa. Mais uma lembrança para mim.
Resumindo, esta é uma história obrigatória para quem gosta, ou não, de ler BD. Dei 4 estrelas a ambos os volumes, embora o 2º seja superior.
"Saga" (Volume 1 e 2) de Brian K. Vaughan
O primeiro volume é em capa dura numa edição portuguesa cuja qualidade é superior à edição original e o preço é espantosamente baixo!!!!! (Comprei o meu na FNAC).
Depois de ter lido o primeiro volume não consegui esperar por uma eventual publicação em português do 2º volume e li-o em inglês.
Esta é uma história de amor entre dois seres de mundos diferentes e cujas sociedades estão em guerra à décadas e sem fim à vista.
Por terem gerado uma criança e por permanecerem unidos são encarados como uma ameaça aos ideais que alicerçam esta guerra.
Além disso Marko e Alana são vistos como dois jovens inconsequentes e irresponsáveis que só fazem isto como se fosse um desafio às respetivas chefias.
Resultado? São assinalados como alvos a abater. Eles e principalmente o filho de ambos.
Sem dúvida que irei prosseguir com a leitura desta série. Todos os elogios que povoam a blogosfera e o youtube são merecidos.
Não te preocupes Marko. Irei continuar ;)
Dei 4 estrelas em 5.
Fim da parte um das opiniões de Janeiro/2015
Sem comentários
Enviar um comentário