Páginas


Eu sou uma daquelas pessoas que quando vê um teste dedicado a livros ou a leituras tenho mesmo de o fazer. Foi o que aconteceu com este teste.
 
Para quem não sabe nos EUA existem várias listas de livros banidos ou proibidos em bibliotecas públicas. O que começou por ser um ato de proteção infantil, rapidamente de alastrou mais do que devia e transformou-se em atos de restrição e controlo nas leituras de jovens, jovens adultos e até mesmo adultos.
 
As 3 principais razões que surgem são:

  1. O material foi considerado "sexualmente explícito".
  2. O material contém "linguagem ofensiva".
  3. O material foi considerado "inadequado a qualquer faixa etária".
O problema é que quando vi uma das listas de livros que foram banidos fiquei completamente atordoada.
 
Se quiserem ver que livros foram banidos podem clicar aqui, aqui ou aqui.
 
Para combater esta ignomínia contra a liberdade de escolha do livro que queremos ler e o prazer que temos com esta escolha, a ALA (American Library Association) criou a Semana dos Livros Banidos (BANNED BOOKS WEEK) que este ano será entre 27 de Setembro e 3 de Outubro.
Nessa semana específica o objetivo é lermos o máximo de livros banidos.
Nunca participei mas este ano gostaria imenso de o fazer.
 
 
Mas voltando ao início da conversa, testes.
Existe um teste que foi criado com o objetivo de vermos o quão escandaloso é o nosso passado nas leituras.
 
http://www.buzzfeed.com/ariannarebolini/how-scandalous-is-your-reading-history#.toKL23GY2
 
Adorei. Só não gostei muito do meu resultado.
Parece que sou pouco pecaminosa.
 
Quem quiser fazer o teste é só clicar na imagem acima.
 
 

3 comentários

Carla disse...

Olá,
Fiquei aparvalhada com tamanha mesquinhes de mentalidade, honestamente não consegui traduzir a lista toda dos livros pois o meu inglês não é dos melhores mas deu para ver alguns que só por si já me chocam.
Harry Potter, os Pilares da Terra bom não tenho comentários que cheguem para tamanha ignorância.
Parece que estamos antes do 25 e Abril e que se tinha O crime do padre Amaro escondido em casa com medo da PIDE.
Beijinhos e livres leituras....

Sandra Dias disse...

Ficaste tu e fiquei eu para esta realidade em pleno século XXI.
Mas é a realidade de inúmeras bibliotecas públicas na América. O tão glorioso pais da liberdade que muito tem ainda que fazer para lutar por isso.
Bjinhos e obrigada pela visita e pelo comentário
Sandra

Neptuno_avista disse...

Credo! Harry Potter banido nos EUA? Em que século estamos?!?!?

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger