Páginas


Sinopse: O Pijama da Gata segue o encontro de Jonah e Crystal Philips num ambiente nostálgico da Jazz Age.
Os dois conhecem-se em Paris, quando Jonah decide ver a peça Cat’s Pajamas, protagonizada pela magnífica atriz.
De volta a Nova Iorque e deslumbrado com a sua beleza, desenvolve um desejo obsessivo, que rapidamente o começa a assombrar. A expectativa e a apreciação por um futuro idealizado que nenhum deles realmente prevê, consome-os no seu presente. A atração instintiva dos dois, condu-los a um quarto de motel que começa a adquirir as características visuais da sua paixão, marcada por uma sensação de efemeridade, que se vai arruinando progressivamente até ao declínio final.
 

 
Sobre a autora:
Pat R, natural de Évora, Portugal, vive em Lisboa, para onde se mudou aos dezoito anos. Estudou Estudos Artísticos, Publicidade e Marketing e Cinema, tendo trabalhado, incessantemente, na escrita de argumentos, romances, poesia e contos. Em 2014, decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita. Embora escrito um ano antes de Inércia, O Pijama da Gata é o seu segundo trabalho publicado.


 
A minha opinião:
 
"Somos todos tão felizes. Se, ao menos, o conseguíssemos perceber."
 
 E assim, com estas duas frases tão simples mas tão significativas entramos de mansinho nesta história que de início é de pura atração, mas que rapidamente se torna em algo obsessivo, possessivo e viciante.
 
 A chama entre as duas personagens principais - Jonah e Crystal Philips - foi ateada desde o primeiro momento em que Jonah viu Crystal a atuar numa peça de teatro intitulada "Cat's Pajamas".


 Crystal é uma mulher que aparenta ser segura e confiante, o que aliada à sua beleza é um verdadeiro íman do sexo oposto.
Mas Crystal é uma mulher como todas, e apesar da sua beleza e exuberância, luta para se sentir realizada na sua profissão de atriz. Neste combate torna-se evidente a sua dificuldade em identificar quais os momentos em que deverá encarnar uma personagem ou a sua verdadeira identidade.
Esta conflito de identidades foi das partes mais interessantes e enriquecedoras para mim enquanto leitora.
 
 Quer Crystal, quer Jonah são meros seres Humanos, naturalmente incompletos à procura da perfeição, à procura do que os torna completos e viram-se um para o outro na esperança de se completarem mutuamente. Mas a perfeição é um objetivo inalcançável e ainda mais o é quando o procuramos em outros. Por isso, logo se torna óbvio que esta relação não terá um fim romântico, tão visto e revisto nos livros que povoam e se multiplicam nas livrarias portuguesas.
 
  Uma das coisas que mais adorei neste livro foi a escrita da autora Pat R (Patrícia Ribeiro). De uma correção e clareza cristalina, sem grandes artifícios ou floreados, o que permite que rapidamente sejamos sugados para o turbilhão de paixão obsessiva entre as duas personagens principais.

 E o grafismo? E o design? E as pequenas ilustrações no início de cada capítulo?
Só mesmo quem tem o livro nas mãos pode comprovar a sua beleza estética.
Neste exemplar, nota-se o cuidado que todos os intervenientes tiveram para que o livro atinja esta qualidade.



Um romance verdadeiramente original que surge como uma lufada de ar fresco.

O meu obrigada à autora pela oportunidade de ler este livro.


http://www.thepatr.com/

https://www.facebook.com/thepatr

Sem comentários

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger