Páginas

Sinopse:
A aventura de um jovem lusitano pelos mistérios do império Romano.
Séc. III da nossa era. É o princípio do fim para o Império romano. Os violentos movimentos sociais, políticos e militares atingem o seu auge, e a imensidão de deuses e cultos que caracterizam a vida religiosa dos romanos encontra-se no epicentro dessa agitação febril.
É neste cenário que encontramos Félix, um jovem lusitano. Depois do escândalo por se deixar seduzir pela própria tia, uma mulher formosa e experiente, Félix é forçado a abandonar a terra natal. Movido pelo desejo de encontrar um significado para a vida, inicia uma grande viagem que o vai levar a percorrer grande parte do Império romano. Em Roma conhecerá a corrupção e será confortado pelos braços de uma jovem sacerdotisa. A falta de dinheiro atira--o para o exército.
Dos terríveis campos de batalha à faustosa Pérsia, a sua vida intensa leva-o a conhecer os maiores filósofos e pensadores da época. E talvez, no final, a conhecer-se a si mesmo.


Crítica da Imprensa:
Mais do que um romance de aventuras, é um desejo de crescimento espiritual e busca interior."
El Pais

"Um romance histórico de tons épicos."
Guia de Madrid

"A viagem de Félix é uma metáfora brilhante do próprio Império romano."
Mundo Cristiano

"Uma jóia histórica."
Alfa & Ómega

"Sanchez Adalid recria as aventuras de um jovem lusitano de forma ágil e inteligente."
Diario de Córdoba


A minha opinião:
Devo dizer que acompanhei com entusiasmo as peripécias e desaires de Félix.
Desde a sedução da belíssima e perigosa aventureira Eólia (a tia de Félix), passando pela sua consequente desgraça e as suas viagens até chegar ao termino da vida.
Gostei das descrições da época e do conhecimento geral que este livro nos transmite sobre o século III e IV. Adorei acompanhar o nosso Félix pelo mundo inteiro e ter uma visão tão global das sociedades e de como o perigoso e mortífero mundo da política se regia na altura.
O único senão é que o autor concentrou-se demasiado na busca espiritual de Félix e penso que se esqueceu do resto. Li a última página deste livro com a estranha sensação de ter tido uma aula de cataquese. Compreendo que o autor quisesse evidenciar a confusão que ia no íntimo de Féliz, mas acho que poderia tê-lo feito de maneira mais suave e não tão marcada.
No entanto, acho que este é um óptimo livro, ideal para quem gosta de romances históricos.
Lido a 30 de Maio de 2008
Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger