Páginas

Sinopse:
A Terra Pura é uma obra inspirada na vida de Thomas Glover, um escocês cuja trágica paixão por uma cortesã deu origem à criação da ópera Madame Butterfly, de Puccini.

Baseado numa profunda pesquisa histórica, combina Ocidente e Oriente numa só pessoa, o protagonista. Em 1858, Thomas Glover deixa Aberdeen, a sua cidade natal na Escócia, para ir trabalhar para Nagasáqui. Jovem, ambicioso, confiante e dotado de uma personalidade carismática, consegue integrar-se e começa rapidamente a destacar-se. A partir daqui desenrola-se uma intriga política que culmina numa saga exuberante sobre a viagem espiritual do homem cuja influência iria ajudar a mudar o destino do Japão até aos tempos modernos…


A minha opinião:
Este livro é baseado na história verídica de Thomas Glover, um escocês que com 18 anos viaja para o Japão em busca de uma vida mais excitante e de um futuro melhor e mais promissor.
Thomas Blake Glover (1838-1911), nasceu e cresceu em Aberdeen, na Escócia. Foi contratado por Jardine Matheson para o comércio do chá e mudou-se para Nagasaki...
Sempre visto como um estrangeiro neste país, Thomas luta para ser considerado algo mais, quer aos olhos dos seus amigos quer dos seus inimigos. Enfrentando a dura visão da realidade japonesa (por vezes tão fria e insensível face à crueldade que me impressionou) este escocês vai-se transformando aos poucos num japonês de alma e coração, enriquecendo, fazendo fortuna através do trabalho honesto e árduo e outras actividades que tornaram este homem num motor que impulsionou o Japão.
A tumultuosa mas apaixonante vida de Thomas, as mulheres japonesas da sua vida, os seus amigos japoneses mais os inimigos, todos estes ingredientes misturam-se formando uma receita maravilhosa a que dou os meus parabéns à Presença pela publicação.
O meu agradecimento ao Segredo dos Livros por mais este empréstimo maravilhoso.
7/10
Lido a 29 de Janeiro de 2010

4 comentários

Lígia disse...

Confesso que este livro me tinha passado ao lado, mas depois de ler a tua opinião, fiquei bastante curiosa ;)
Beijinhos!

B. disse...

Olá Sandra!

Parece-me muito interessante...gosto de conhecer diferentes culturas, e a japonesa é uma delas!

bjinhs

Sandra Dias disse...

Olá Lígia :)
Este exemplar eu pedi emprestado à F. que de certeza que te empresta também.
Bjinhos minha linda


Olá B.
Este livro é sem dúvida uma bela aula sobre a cultura nipónica.
Bjinhos

Obrigada às duas pelos comentários e pela visita.

Rock In The Attic disse...

Tenho este livro na minha lista de "livros a comprar", mas como estou em contenção de compras... Mas será de certeza uma obra que vou adquirir. Talvez na Feira do Livro.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger