Páginas


Sinopse:
Titus, o Herdeiro de Gormenghast é literatura fantástica mas não se assemelha a nada que tenha sido escrito antes ou depois. Gormenghast é um castelo antiquíssimo, do tamanho de uma cidade e que, tanto quanto sabemos, pode ser a única construção em todo o mundo. Sem pontos de referência para a nossa realidade, o romance adquire uma atmosfera surreal e mágica. As personagens são todas elas bizarras: o taciturno e cadavérico Mr. Flay, o vulgar e obeso Swelter, o ligeiramente deformado mas brilhante Steerpike. E Titus, o herdeiro de Gormenghast. O castelo de Gormenghast é um mundo de pesadelo e nenhuma pessoa sã lá quereria viver... e no entanto, quão estranho, belo e divertido é esse mundo! Arrisque-se nesta leitura pois nunca mais a irá esquecer.


A minha opinião:
Esta foi, sem qualquer margem para dúvidas, uma minha crítica/opinião que mais me custou escrever. Não porque tenha detestado o livro, nada disso! Apenas porque, enquanto escrevo estas linhas, sei perfeitamente que, por muito que eu tente descrever as sensações e o ambiente sombrio que o leitor sente ao ler este livro, NUNCA se aproximará da realidade.
Isto não é um livro... é uma experiência de vida descrita em papel.

No início do livro, o foco é dirigido a Titus, o herdeiro de todo o Gormenghast. É descrito com todo o pormenor o ambiente de caos que todo o castelo vive em consequência deste nascimento, por uns desejado, por outros estranhado.
Durante várias páginas, vamos acompanhando o crescimento de Titus, ao mesmo tempo que conhecemos mais profundamente algumas das personagens... e que personagens! Não bastava o ambiente soturno, sombrio e gótico, ainda nos deparamos com personagens estranhas, perversas, curiosas, mas absolutamente fascinantes.
Mas eis que, a dado momento do livro, o enfoque do enredo altera-se e começamos a acompanhar Steerpike, um simples rapaz, ajudante na cozinha de Gormenghast que, aos poucos, vemos que de "simples" este moço não tem nada. A complexidade desta personagem, combinada com a sua ambição desmedida, torna-a sedutora e viciante.

Basicamente, este livro não tem grande acção ou momentos excitantes, consistindo em 437 páginas de descrições e narrações.
 
Saio deste livro com um sentimento de estranheza, comparável apenas ao que se sente ao vermos um filme do grande Tim Burton.
6/10
Lido em Outubro de 2010

Sem comentários

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger