Páginas


Aproveitando uma maratona do Goodreads li os dois livros já publicados cá em Portugal da série Escola Noturna ou no original Night School.

Ambos os livros foram publicados pela editora Alfaguara e espero sinceramente que continuem a publicar esta série.

https://www.goodreads.com/book/show/16225106-a-escola-nocturna  https://www.goodreads.com/book/show/18039249-a-escola-nocturna---o-legado


Esta série já conta com 4 livros publicados e um 5º a ser publicado em 2015.

No primeiro livro acompanhamos uma adolescente revoltada na sua ânsia de provocar e de conquistar a sua liberdade. E como pretende ela fazer isto? Simples. Numa noite Allie, juntamente com dois amigos, dirigem-se à escola e começam a grafitar insultos ao diretor. Resultado? É apanhada em flagrante e os seus pais têm de a libertar da alçada da polícia.

Como este não foi o primeiro ato criminoso de Allie e como os seus pais  já esgotaram todas as suas opções, a solução final é a de transferirem-na para um colégio interno no centro rural de Inglaterra.
Mas há um problema. Porque é que ninguém ouviu falar neste colégio? Porquê tanto secretismo?

Este primeiro livro além de ser uma introdução da vida de Allie é também um constante desvendar de segredos sobre a escola e o que esta esconde, sobre o que aconteceu verdadeiramente ao irmão mais velho de Allie que um dia desapareceu sem deixar qualquer rasto, o que é afinal a "escola noturna" e porque é que só alguns alunos estão inscritos, e principalmente porque é que Allie se sente tão insegura neste colégio.

Todas estes segredos são revelados de forma gradual e sempre que pensamos que as surpresas acabaram, lá vem mais uma.

O livro está extremamente bem escrito, sempre com um suspense que nos impede de pousar o livro, e apesar de haver um trio amoroso este foi muito bem introduzido e não é o foco da história. O que para mim é uma grande mais valia.
 
Dei-lhe 4 estrelas em 5. 
 

 

Quanto ao segundo livro, e porque gostei tanto do primeiro, comecei a lê-lo com as expetativas lá no topo.
 
A autora continua a ser uma excelente escritora. A maneira como ela conta as coisas mais simples mas sem perder aquela aura de suspense é algo que poucas sabem fazer.
 
Agora Allie já sabe qual o segredo de Cimmeria, o colégio onde está, e também já descobriu algo que envolve o passado da sua família que afinal não é tão "normal" assim, mas o preço a pagar foi demasiado elevado.
 
Depois dos acontecimentos trágicos que tiveram lugar no Verão em Cimmeria, Allie que agora está em Londres, é salva de uma perseguição e tentativa de rapto logo nas primeiras páginas. Aliás, é assim que o livro começa.
 
Com toda a gente alerta, Allie é levada quase de imediato de volta para Cimmeria onde ajuda a limpar todos os vestígios do que se passou, antes que os novos alunos cheguem.
 
Assim se inicia o novo ano letivo, com novos amigos e inimigos.
Desta vez Allie é confrontada com as verdadeiras faces de algumas pessoas a quem é mais chegada, o que a vai levar a mais um confronto físico e emocional. Esta última batalha deixa ainda mais marcas em Allie, mas também a deixa ainda mais forte.
 
Embora o trio amoroso tenha tido mais reviravoltas do que eu gostaria e apesar de me ter enervado algumas vezes com Allie, no fim entendi porque é que ela optou por fazer o que fez.
 
No final, já só rezamos para ter o 3º livro da série nas mãos.
 
Se a Alfaguara não se despachar acho que vou ler no original mesmo. Mas preferia ler em português
 
Preciso de saber o que vai acontecer a seguir, principalmente com Christopher, o irmão mais velho de Allie.
 
A este segundo volume dei 4 estrelas em 5.


Ambos os livros foram publicados com bastante cuidado, quer ao nível do design, quer ao nível da tradução e revisão.
Recomendo a adolescentes, jovens adultos e adultos.

1 comentário

Mafi disse...

Também quero tanto ler mas sim também queria esperar por mais volumes em português..agora tenho medo de ficar com as séries penduradas.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger