Páginas

1ª leitura de 2008


Sinopse:

É a comovente história do menino Zezé, de seis anos, pobre, inteligente, sensível e carente de afeto que não encontra na família, o endiabrado garotinho sai pelas ruas fazendo mil travessuras.
Aprende tudo sozinho, é o "descobridor das coisas". Descobre a ternura é o carinho no amigo "Portuga". Inventa para si um mundo de fantasia em que o grande confidente é o Xururuca, o pé de Laranja Lima. Mas a vida ensina-lhe tudo cedo demais, e Zezé descobre o dor e a saudade. "Por que contam coisas às criancinhas?"


"O leitor vai encontrar a história comovente do menino Zézé, de seis anos, um rapaz pobre, inteligente, sensível e carente. Com a falta de afecto que não encontra na família, o endiabrado rapaz vai pelas ruas fazendo mil travessuras. Zézé aprende tudo sozinho, é o "descobridor das coisas". Descobre a ternura e o carinho no amigo "Portuga". Inventa para si um mundo de fantasias em que o grande confidente é Xururuca, o pé de Laranja Lima. Mas a vida ensina-lhe tudo demasiado cedo, e Zézé descobre o que é a dor e a saudade"


Excerto:

"- Olhe Titio, quando eu era pequenininho eu achava que tinha um passarinho aqui dentro e que cantava. Era ele que cantava.
(...)
- Vou explicar para você, Zezé. Sabe o que é isso? Isso significa que você está crescendo. E crescendo, essa coisa que você diz que fala e vê, chama-se o pensamento. O pensamento é que faz aquilo que uma vez eu disse que você teria logo...
- A idade da razão?
- Bom que você se lembre. Então acontece uma maravilha. O pensamento cresce, cresce e toma conta de toda a nossa cabeça e nosso coração. Vive em nossos olhos e em tudo o que é pedaço da vida da gente.
- Sei. E o passarinho?
- O passarinho foi feito por Deus para ajudar as criancinhas a descobrirem as coisas. Depois então quando o menino não precisa mais, ele devolve o passarinho a Deus. E Deus coloca ele em outro menininho inteligente como você. Não é bonito?"
Excerto das páginas 67 e 68


A minha opinião:
Uma leitura absolutamente maravilhosa que me fez chorar imenso.
Um livro que toda a gente, em qualquer idade, deve ler.
Maravilhoso!

1 de Janeiro de 2008

Sem comentários

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger