Páginas


Sinopse:
Uma corveta inglesa parte para terras de Espanha. O objectivo, em tempo de guerra peninsular, é concluir uma missão secreta nas Astúrias.
A bordo vai o jovem oficial Edgar Burne que faz amizade com o marinheiro Cuba Tom. Cabe aos dois a missão de penetrar por terras de Espanha, numa região montanhosa, e contactar um líder rebelde local. Mas o acaso separa-os e Burne vai ter a uma estranha estalagem. Lá dentro encontram-se duas velhas de rostos medonhos e uma bela jovem morena. Convidam-no a pernoitar. Mas Burne não consegue pregar olho e, ainda para mais, parece-lhe ouvir a voz de Cuba Tom, além-túmulo, que lhe diz: "Abra bem os olhos!"


Informação extra:
"(...) Joseph Conrad, um dos grandes escritores modernos, capaz de recriar, magistralmente, atmosfera exóticas. Graças a um vocabulário riquíssimo, Conrad é também mestre em fazer transparecer as dúvidas e as incertezas que assolam o homem. O estilo exótico da sua escrita, os romances ambientados en terras selvagens e o tema recorrente das viagens marítimas são características que distinguem este singular escritor.
Apesar de o inglês ser a sua terceira língua - o polaco e o francês foram os primeiros idiomas que aprendeu -, revelou ser um grande domínio e criatividade na escrita.
(...) Muito jovem, alista-se na Marinha Mercante e corre os mares do mundo.(...)
(...) Foi das várias viagens que fez, da América Latina à África e ao Oriente, que retirou a matéria-prima para os seus romances." Retirado de uma notícia do DN a 20/08/08


A minha opinião:
Um livro pequenino que foi oferecido pelo DN no verão de 2008 e que possui um pequeno conto.
Gostei bastante do que li. Uma história pequena, que entreteve, que está muito bem escrita com um vocabulário rico mas que no entanto se lê sem qualquer esforço.
O que se passava naquela estalagem deixou-me espantada com a originalidade e com a simplicidade de uma armadilha tão bem criada.
Um livro ideal para levar para a praia ou para a esplanada e sentirmos o prazer do sol na pele e do sussurro das páginas a virar.
6/10
Lido a 21 de Julho de 2009

Sem comentários

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger