Páginas

Sinopse:
Samuel é um professor universitário que vive no mais perfeito isolamento. Desperdiça os seus dias em idas e voltas entre o seu apartamento, onde se refugia em horas de leitura e música, e as entediantes aulas na Universidade de Barcelona, que o fazem sentir-se ainda mais desligado do mundo. Um dia, um inesperado visitante interrompe a sua solidão…

Quando um gatinho aparentemente abandonado lhe entra pela casa a dentro, tem início um elaborado enredo de coincidências escritas pelo destino.
A «bolinha de pêlo» leva-o a conhecer várias personagens insólitas - o seu vizinho, um coleccionador de sabedorias do mundo; um estranho pseudoprofeta num café, obcecado com uma viagem à Lua; uma veterinária com dotes de psicóloga -, e até a redescobrir um amor de infância perdido.
Enquanto Samuel vai abrindo as portas à vida, o leitor acompanha-o numa viagem pela história da arte, do cinema, da filosofia e da literatura, numa descoberta constante da beleza do quotidiano e do espanto que é a vida.
Um romance mágico e comovente, com ecos de Alice no País das Maravilhas e de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, que nos recorda como basta uma minúscula dose de amor para dar cor e música à vida…

Excertos:
"Desfruta das pequenas coisas, pois talvez um dia olhes para trás e te dês conta de que eram essas as coisas grandes."
Robert Brault

"Aquilo a que chamamos intuição talvez não seja mais do que a ponta do icebergue de algo que se idealizou a um nível mais profundo. Este pensamento é, no mínimo, inquietante, porque alguém - que somos nós próprios - que trabalha nos bastidores, antecipa os nossos actos e decide de antemão o caminho a seguir."
Excerto retirado da página 44

"A dor é inevitável,
mas o sofrimento é opcional.
Aquele que não sabe a que coisas atender
e que outras ignorar
atende ao que não tem importância,
e ignora o essencial."
Excerto retirado da página 74

O autor fala sobre o livro:


A minha opinião:
Samuel
é um ser humano que se desligou do mundo que o rodeia. Sem amigos ou vida social, Samuel é uma pessoa isolada, adormecida em vida. Mas a Vida prepara-lhe uma surpresa. Um dia, um gato entra no seu apartamento e na sua vida e faz com que ele desperte do sonambulismo em que vivia dia após dia.
Samuel, que de início sente-se contrariado pela presença de Mishima, o gato, deixa-se levar pelo Destino e pelo que a vida lhe quer oferecer. Curioso, mas ansioso por antecipação, este professor universitário irá ter uma série de oportunidades e encontros que lhe dará um novo fôlego.
Admito que comecei a ler este livro com uma ideia pré-definida completamente errada - o de que o livro era sobre um gato. No início parece que o livro se dirige para esse campo, mas depois é desviado para algo estranho e mágico. Penso que se gostaram do filme "O fabuloso destino de Amèlie Poulain vão de certeza gostar deste livro. Estranho mas que chegamos ao final com a sensação calor no coração.
6/10
Lido a 25 de Agosto de 2009

2 comentários

flicka disse...

Nunca tinha ouvido falar deste livro, até ler a tua opinião, parece-me muito interessante... A comprar, então! :)

Sandra Dias disse...

Olá amiga :-)
Este exemplar é de um bookring da fbeatriz. Podes pedir-lhe para te inscrever.
Bjinhos

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger