Páginas


Sinopse:
Rainer Maria Rilke (Praga, 1875-Valmont, 1926), escritor modernista alemão, é considerado um dos maiores poetas do século XX. A sua obra, profundamente marcada por uma percepção mística de Deus e da morte, é vastíssima, e inclui, entre muitos outros títulos, os livros de poesia Sonetos a Orfeu (1923) e Elegias de Duino (1923); o romance Os Cadernos de Malte Laurids Brigge (1910); inúmeras cartas, entre as quais as mais conhecidas são as Cartas a um jovem poeta (escritas entre 1903 e 1908); e as Histórias do Bom Deus (1900), conjunto de narrativas articuladas que têm como fio condutor a busca individual de Deus. Estes textos, escritos com simplicidade e ao estilo dos contos populares, sugerem-nos que Deus se encontra no nosso mundo quotidiano, no meio dos objectos simples e das pessoas humildes, como as crianças, os pobres e os deficientes, procurando conhecer-nos tão ardentemente como nós O desejamos conhecer a ELE. De enorme sensibilidade poética, este livro comove-nos sobretudo pela beleza interior das suas personagens.


Sobre o autor:
Rainer Maria Rilke (1875-1926) é considerado um dos maiores poetas da Alemanha. Foi ele que criou o poema de "objecto", ou seja, o poeta tenta descrever com a maior claridade possível o objecto sobre o qual se debruça, "o silêncio da sua realidade concentrada".
O poeta nasceu em Praga em 1875. Um dos factos mais característicos da sua infância foi o facto da mãe o ter obrigado a vestir roupas de meninas, chamando-lhe inclusivamente Sophia. Talvez o desgosto de não ter nenhuma filha... De qualquer maneira, este facto marcou toda a vida do futuro poeta. Rilke culpou a mãe por essa infância, mas ao mesmo tempo ela foi a responsável pelo jovem começar a escrever poesia. Faleceu na Suiça em 1926.
Segundo Herberto Helder, a obra de Rilke começou por ser bastante influenciada pelo Impressionismo, embora já os temas principais do poeta fossem visíveis: a morte, a mística, etc. Mais, tarde, desenvolveu aquilo que eu referi antes: a poesia objectiva, embora secundada por um certo misticismo. No fundo, Rilke questionou a possibilidade do Homem viver sem Deus sendo que, neste caso, a alternativa mais provável ao aniquilamento seria a criação poética.
Ler mais pormenores aqui.


Excerto:
"(...) «Onde aprendeu essa história que há pouco tempo me contou?», perguntou finalmente. «Num livro?» «Sim», repliquei com tristeza, «os sábios enterraram-na lá, desde que morreu. E não foi assim há tanto tempo. Há cem anos ela ainda vivia, certamente sem preocupações, em muitos lábios. Mas as palavras que as pessoas agora usam, estas palavras pesadas, que não se podem cantar, foram-lhe adversas e foram-lhe retirando uma boca após outra até que por fim vivia, muito retirada e pobre, apenas em poucos lábios já secos, como uma propriedade em mau estado de uma viúva. Aí também acabou por morrer, sem deixar descendência, e, como já referi, foi enterrada com todas as honras num livro onde já se encontravam outras da sua estirpe.»"
Retirado das páginas 34 e 35


A minha opinião:
Mais um dos pequenos livrinhos de bolso que o DN anda a distribuir neste Verão.
Um livro de pequenos contos mas todos unidos pelo mesmo narrador e todos contados com a mesma finalidade, a de ser transmitida de boca em boca tentando chegar às crianças.
Todos os contos presentes neste pequenino livro possuem o mesmo tema - DEUS. Uma visão um pouco estranha de um Deus que nos criou mas que nos desconhece e que tenta de diversas formas descobrir o que é afinal o Homem e a Humanidade.
Este autor escreve com uma simplicidade e inocência extrema, quase como se os contos estivessem a ser-nos transmitidos oralmente. Na minha opinião, é este o objectivo final destes contos, o de não ficarem enterrados num livro.
5/10
Lido a 25 de Agosto de 2008

Sem comentários

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger