Páginas


Sinopse:
Esta é a história do último dos unicórnios e da sua demanda por terras estranhas no sentido de encontrar os seus pares.
É também uma belíssima metáfora sobre a imaginação e a criatividade humanas, sobre a magia e a literatura, sobre a condição humana e a sua capacidade de se auto-superar.

Comparado aos grandes clássicos da literatura fantástica de todos os tempos (Tolkien, irmãos Grimm, Hawthorne, Twain, Karen Blixen ou Michael Ende), este livro traduzido em mais de 15 línguas, foi considerado em 1987 durante o congresso mundial de literatura fantástica a 5ª melhor obra de sempre apenas atrás de Tolkien e Ursula K. LeGuin e o seu autor foi considerado o 4.º autor de ficção fantástica de todos os tempos.

Esta é uma obra para todas as idades tendo conquistado os mais diversos públicos ao ponto de ter sido em 1981 passado à tela num filme de animação que contava com as vozes dos maiores actores de Hollywood de então (como Jeff Bridges, Mia Farrow, Christopher Lee ou Angela Landsbury) e alguns dos mais avançados efeitos especiais da altura.

Devido à sua qualidade literária esta obra ultrapassou já as fronteiras da literatura fantástica tendo sido objecto de teses universitárias, estudos e artigos nos mais prestigiados órgãos de informação literária como o rígido Times Literary Supplement ou a New York Review of Books.



A minha opinião:

Um clássico é sempre um livro que, não raras vezes, nos impressiona e nos marca. Este é sem dúvida um desses exemplos.

Um livro de uma beleza impressionante do qual guardarei no coração todas as peripécias e tropelias descritas neste pequeno excerto e mais algumas:

"(...) o mágico contou rapidamente aos Príncipe Lír a história das suas aventuras, começando pela sua própria e estranha história e pelo seu ainda mais estranho destino; relatou a destruição do Carnaval da Meia-Noite e a sua fuga com o unicórnio, e continuou, referindo o seu encontro com Molly Grue, a viagem para Hagsgate e a narrativa de Drinn sobre a dupla maldição da cidade e do castelo."
Retirado da página 170


Tudo começa quando um unicórnio ouve a conversa de uns caçadores que estão a discutir sobre se os unicórnios estarão extintos ou não.
Com a terrível suspeita de que poderá ser a última da sua espécie, este unicórnio fará uma espectacular viagem em direcção a um reino amaldiçoado onde supostamente habita um demónio em forma de touro que provavelmente será a razão do desaparecimento dos unicórnios.

Um livro a guardar, estimar e voltar a desfolhar com carinho.
Agora estou ansiosa para ver o filme de 1982 baseado nesta obra.


 9/10

Sem comentários

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger